27 março, 2006

INDIGNAÇÃO É POUCO!

As mulheres do MST fazem um quebra-quebra e aquele um vem dizer que está orgulhoso da atitude das companheiras!
O sigilo bancário do caseiro foi pras cucuias e os "da barba" não sabem de nada.
A deputada faz a dança da pouca vergonha!
Peraí!
Cadê o povo, cadê as entidades, cadê os direitos humanos – sim é um caso de violação dos direitos humanos , ou não é?!
Cena tosca - eu diria até pornográfica! Senti-me ofendida!
Então eu pago pra ver uma senhora, de cabelos brancos, dançar feliz no plenário porque seu colega foi absolvido?
É a avacalhação geral e irrestrita!
E daí?!
E daí que terei que botar minha indignação no saco, porque não tem solução.
Acabamos de ver a globo sublimar o Presidente JK. A globo está de parabéns pela produção impecável, pelo figurino deslumbrante, pelos atores competentes, pela direção... pela bela obra de...FICÇÃO!
E aí está o problema: é ficção, alguém precisa dizer pro povo que aquilo não aconteceu! Pelo menos não daquele jeito!
MAS para o povo que assistiu e que não freqüentou escola, não leu, nunca se interessou em conhecer a história (assim como o mandatário máximo da nação! e aqui entendo que estamos realmente perdidos!) é tudo verdade!
JK, como todos os presidentes que já tivemos, teve o lado bom e o ruim – sim, ninguém é de todo ruim ou somente bom! Maniqueísmo é retórica!
Muita gente reclama do endividamento que “50 anos em 5” e a construção de Brasília trouxeram. OK, ele abriu a porta, mas os que vieram depois trataram de escancará-la e alargá-la, para que malas,cuecas e afins circulassem livremente.
Tenho comigo que nem tudo é o que parece – e quando olho a nossa realidade política um frio me percorre a espinha!
Vivemos uma ditadura política, um autoritarismo sem precedentes – quem não se lembra do DOPS, do Fleury...? Quem conseguiu ler Brasil Nunca Mais, sem fechar os olhos e chorar?! O medo guiava as ações de todos os cidadãos, inclusive dos políticos.
Veio o Presidente Figueiredo e a abertura. E começamos um período de liberdade – liberdade que foi rapidamente confundida com permissividade e a Lei de Gerson se instalou definitivamente. Ninguém mais fala no Gérson – coitado, campeão de 70, mas eu me lembro muito bem da propaganda de cigarros em que ele dizia “levar vantagem em tudo”.
A partir daí, como uma metástase que se instala, a ética foi pro ralo e hoje vemos a força do poder estendendo suas garras sobre tudo e sobre todos. Não há limite para a ganância, não só a financeira, mas a ganância pelo poder puro e forte!
Aqui em Campinas tivemos o prefeito assassinado – e o assassinato do Toninho teria repercursão nacional estrondosa se não tivesse ocorrido um dia antes do 11 de setembro (onde assistimos pela tv, pasmos, o ataque ao WTC) e hoje está mais do que claro que há ligação deste crime com o do prefeito de Santo André e que não se trata de nenhuma teoria da conspiração, mas de uma rede que tomou o poder.
Fico aqui a me perguntar se lá na caserna já tem alguém pensando o que fazer com um chefe maior das Forças Armadas que não sabe de nada!
Ninguém parece levar a sério as brincadeiras e “gozações” deste chefe, mas quando ele, depois de visitar o Gabão, chegou aqui e disse que queria saber como é que se faz pra ficar tanto tempo no poder, o povo riu!
Terá sido o riso de hiena ou o riso histérico que pressente uma catástrofe?Regina Duarte estava certa.
Eu estou com medo.
***
Boa tarde aos passantes.

Nenhum comentário: