07 dezembro, 2005

A CHAVE DO TUTU

Pra quem não sabe, Tutu é o meu carro – um Twingo!
Olha só que nome bonito: two-in-go, mas cabe 4 com mais conforto que num Clio, Gol e afins! Sim, ele é melhor, mas muuuuito melhor que os outros. Por que?!
1° porque é meu – tá pago e vive com o tanque cheio. Gasolina comum, porque a aditivada não é recomendada pra quem roda pouco – Tutu só anda na cidade, eventualmente viaja uns 400 Kms!
2° porque, ergonomicamente falando, o design interno e externo é um show! Quem nunca entrou num, quando entra fala: noooossa, mas é muito confortável!
E é mesmo! E a Renault não me paga nada pela propaganda gratuita.
Mas, como a perfeição não é deste mundo...Todo carro tem suas histórias.
A do Tutu é a chave.
Quando comprei o carro, o dono anterior me entregou as duas, mas uma não funcionava.
Levei a chave na concessionária.
O funcionário testou e disse que o chip estava queimado e que eu teria que solicitar outra cópia.
Perguntei o preço.
R$ 435,00...Ô chavinha cara! Não pedi!
Troquei a bateria da que estava funcionando e fui rodando...
Até o dia em que me dei conta que se aquela chave desse problema, eu estaria à pé, com um caco de vidro no meio do dedão!
Em abril encomendei a chave.
E até agora ela não chegou!
Deve nascer o mês que vem – 9 meses!
E eu ligo toda semana e nada da chave.
Fui deixando, até que semana passada invoquei a baiana da saia rodada e fui saber da bendita chave!
O funcionário mexe daqui, vai ali, volta aqui... e descobriu uma chave que poderia ser a minha!
Poderia, mas não era!
O código estava errado.
Quis saber como o código estava errado.
Checamos todos os números da solicitação e achamos: o funcionário que fez a anotação, inverteu um número do chassi. Explicado.
Outro pedido foi feito à Fábrica, lá nas Minas Gerais....Isso em outubro!
Prazo pra chave chegar: 30 dias... úteis!
Ok, vamos esperar!
Deu 30 dias – ligo de novo!
- Ah, dona Luci, ainda não chegou. Eu aviso a senhora assim que chegar.
Semana passada entrei na concessionária disposta a sair de lá com a chave – nem que fosse de pescoço!
Luciano, o funcionário escalado pra cambonar a baiana, veio com a novidade: a chave do Twingo vem da França - ele é todo francês (ó que chique!) e o setor da alfândega (parece pândega!) está em greve!
Ou seja, não tem chave!
Aí, invoquei que queria uma solução, porque se a chave desse um pití, eu ia ficar a pé. Falei tudo e mais um pouco.
Sugestão do Luciano pra acalmar a baiana: desligar o sistema e instalar um alarme emprestado até a chave chegar. E eu pergunto:
- Funciona?
- Sim, dona Luci, pode ficar tranqüila.
- Então pode fazer.
- Só tem um problema (ah, não me diga!)... A pessoa que faz chaves pro Clio é de São Paulo e vem toda terça-feira pra cá.
- Mas o meu carro é um Twingo.
- Mas o Twingo é igual ao Clio
(Não discuti. Sei que não é igual, mas...)
Agendei pra terça-feira (isto semana passada). O cara não veio!
Agendei pra quinta. Aí descobriram que o alarme é por infra-vermelho e o alarme que eles iriam colocar não iria funcionar!
Tinha que ser o “cara de São Paulo” pra mexer!
Agendei pra hoje 13:30 hs.
Nem preciso dizer que na concessionária todos já me conhecem, sabem a placa do carro e correm a abrir portas pra mim.
Cheguei, perguntei se o “cara” estava.
- Sim, ele já vai pegar o seu carro. Pode aguardar!
- Eu só quero saber se vai funcionar, porque se der problema, vocês terão um problema mais sério pra resolver: eu brava!
- Só um minuto.
10 minutos depois, o carro já está na saída e o funcionário me chama.
- Dona Luci, vamos resolver de outra forma. A preocupação da senhora é se a chave der problema e a senhora não conseguir ligar o carro, não é?!
- É!
- O “cara da chave” achou melhor não mexer no sistema. Eu vou ensinar a senhora a colocar o código para o caso do sistema parar por algum problema. Assim a senhora fica tranqüila até a outra chave chegar.
(E eu fiz a codificação junto com ele – 4 números!)
- Simples assim?!
- É
- E por que não me falaram antes?
- É que o “cara” só falou agora!

Agora me diz: pode?
Pode!
Comigo pode tudo!
Menos a mega-sena!
Baiana voltou pra casa sem rodar a saia!
***
Quarta-feira...
Dia difícil,
sem empregada
e ainda por cima
véspera de feriado:
dia de Nossa Senhora da Conceição,
padroeira da cidade...
Então...
melhor deixar um bom dia
aos 20 minutos da quarta!
Só pra garantir!

Um comentário:

Felipe Volkmer disse...

Dona Luci, estou com o mesmo problema que a Sra!
Como faço pra arrumar?
Estão querendo me cobrar R$ 1.600,00 pela chave + codificação, sendo que a chave custa R$ 450,00!!
Muito Obrigado!
Felipe Volkmer