10 maio, 2005

PENÉLOPE x RUBEM ALVES x ARIADNE

OU SIMPLESMENTE... A CAIXA DE PANDORA
Image hosted by Photobucket.com
Frankamente, tudo começou com um tricô básico!
Um jeito poético de ver o cotidiano, que me fez lembrar do Rubem Alves que está no Espelho Feminino, que cabe como uma luva ao própósito de pensar livremente... e desvendar os caminhos usando os fios de Ariadne !
Eu explico:
PENÉLOPE
A Lúcia colocou um post (não, dois!) belíssimo sobre o tricô. Trocamos alguns comentários e eu fiquei pensando no tricô da minha vida! Abri meu baú de lembranças e me vi com 6 anos tricotando meus primeiros pontos! Por muitos anos, enquanto minha mãe teve saúde e disposição, fizemos tricô em parceria - ela, minha irmã e eu! Lembro que aos 16 anos eu queria uma jaqueta (dessas que estãode novo na moda, com tranças, ziper, bolsos!) para sair no final de semana. Fui escolher a lã e no sábado lá fui eu, com minha jaqueta linda, dançar na boatinha do Clube! Ô saudade!
Nesta parceria, fizemos tricô pra toda a família (tios, tias, primos...) e pra alguns amigos! Lembro de uma blusa que eu e minha irmã fizemos, o Cosmo (em homenagem ao Cosmo da Vila Sésamo!), era de sobras de lã! Ficou linda porque não emendamos fios longos... tinha gente que parava pra perguntar como tinha sido feita! Durou anos! E usávamos em conjunto! Teve também "os meios" (marido das meias!). Morávamos em Poços de Caldas e lá faz muito frio. Minha mãe fazia meias (de 5 e de 2 agulhas!eu também sei!) pra dormir! E ela usava as lãs que tinha no momento e com isso surgia algumas combinações muito estranhas! Mas era uma delícia! Quando minha irmã casou, fizemos um par de "meios" novos, combinando com um pijama de flanela que mamãe tinha feito! Quando minha irmã vestiu eu disse: nossa, ele vai levar um susto...rs! Na época eram apenas fatos corriqueiros, brincadeiras cúmplices, mas hoje são lembranças deliciosas!
E com tudo isso me lembrei da Penélope! Ela tricotava (ou será tecia?!) de noite e desmanchava de dia, enquanto esperava Ulisses. No fundo toda mulher tricota, sempre, mesmo que em sentido figurado, enquanto espera o desenrolar da vida!
RUBEM ALVES
O texto (A complicada arte de ver) que a Mércia postou fala em aprender a olhar...
Exatamente o que a Lúcia fez e faz tão bem!
ARIADNE
Quem citou "o fio de Ariadne" foi a Naomi (num outro contexto, claro!) e assim, como Teseu, andei pelo labirinto das lembranças e não me perdi!
E agora me diz, tudo isto é ou não é uma Caixa de Pandora?!
Saiba mais sobre:

Nenhum comentário: