06 outubro, 2008

MOMENTO MACHADO

" - A nação não sabe ler. Há só 30% dos indivíduos residentes neste país que podem ler; desses uns 9% não lêem letra de mão. 70% jazem em profunda ignorância. Não saber ler é ignorar o sr. Meireles Queles: é não saber o que ele vale, o que ele pensa, o que ele quer; nem se realmente pode querer ou pensar. 70% dos cidadão votam do mesmo mode que respiram: sem saber por que nem o quê. Votam como vão à festa da Penha - por divertimento. A Constituição é para eles uma coisa inteiramente desconhecida. Estão prontos para tudo: uma revolução ou um golpe de Estado.
Replico eu:
- Mas, sr.Algarismo, creio que as instituições...
- As instituições existem, mas por e para 30% dos cidadãos. Proponho uma reforma em estilo político. Não se deve dizer: "consultar a nação, representantes da nação, os poderes da nação"; mas - "consultar os 30%, representantes dos 30%, poderes dos 30%". A opinião pública é uma metáfora sem base: há só a opinião dos 30%. Um deputado que disser na Câmara:"Sr. Presidente, falo deste modo porque os 30% nos ouvem..." dirá uma coisa extremamente sensata.
E eu não sei que se possa dizer ao algarismo, se ele falar desse modo, porque nós não temos base segura para os nossos discurso, e ele tem o recenseamento."

[Analfabetismo, Machado de Assis, 15/08/1876]

*
Comemorando 100 anos 100Machado,
minha singela homenagem ao mulato.

132 anos depois, diante do quadro eleitoreiro de ontem
eu pergunto: mudou o quê?
Se a sua resposta bater com a minha, ganha um doce!

*
Aqui na região não houve surpresa:
- Campinas continua com Dr. Hélio
- Paulinia continua com "apoio" de Edson Moura
- Piracicaba continua com Barjas Negri
Enfim... aquela história do quartel de Abrantes, sabe?

*

E ao buscar as informações eleitoreiras, encontro isto

Alguém me belisca, pelamor!
Não, precisa não.
Eu sei que não há nada de novo sob o sol
desde que o mundo é mundo.
Mas tem hora que eu assusto!
E não pense você, querente de primeira viagem,
que o título do post é dúbio.
Não é não.
É Machado sim, mas o de Assis!

*
Bom dia, querentes!
Aqui chovendo, meio frio. só meio!

Nenhum comentário: