14 novembro, 2007

REAL GAME = CRIATURA X LIÇÃO DE PORTUGUÊS

MOMENTO DIÁLOGO

- Mãe, por que é que eu tenho que saber escrever um texto jornalístico?!
- Pra quando você precisar escrever um.
- Mãe! eu não vou ser jornalista!
- Criatura querida, um dia você pode precisar escrever um texto jornalístico, não importa no que você trabalhe!
- Dá um exemplo!
- Você trabalha numa empresa, um lava-gatos ou lava-porquinhos...
- Tá, eu trabalho no lava-porquitos-express!
- então, seu chefe pede que você escreva um artigo para um jornal.
- Mãe, se o jornal quer um artigo, eles que mandem um repórter fazer uma entrevista!
- mas seu chefe quer um artigo contando como é a empresa, dando detalhes de como os porquitos são lavados, sabe?
- mãe, aí é um depoimento!
mãe respira pela barriga trocentas vezes e troveja:
- Neste momento VOCÊ TRABALHA NO JORNAL e VAI escrever UM TEXTO JORNALÍSTICO sobre o lava-porquitos-express... ENTENDEU?!
-Não! mas já tô indo escrever!

Resultado do game: criatura 0 x lição 1
(o texto foi sobre efeito estufa porque a empresa lava-porquitos-express não cheira bem!!!)

***

Criatura assistiu a última temporada dO Aprendiz, do Donaldo Trampo!

Durante todo o programa tentei mostrar a ela como é a vida de gente grande - intrigas, pressões, tarefas a serem executadas, colegas sinistros, colegas legais, amigos... enfim, a dinâmica da vida e do trabalho.

Um dos problemas que temos com nossos filhos é a pergunta que não se cala nunca: "por que é que eu tenho que saber isto?".

Aproveitei todas as chances que vi para mostrar a ela porque é importante "saber" geografia, história, matemática...

Usei o Donald como exemplo, que ele deve ter estudado geografia e hoje, nos negócios, usa o que aprendeu ...

É difícil mostrar o caminho percorrido por alguém para alguém que acha que não precisa saber porque o clima é diferente em diferentes regiões do planeta, por que existe fuso horário, qual a diferença entre colina, morro e montanha!

Mas uma coisa eu sei: criatura não escreveria isto, nem se nascesse de novo!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nenhum comentário: