07 novembro, 2006

SIMPLESMENTE CECÍLIA

Photobucket - Video and Image Hosting
Cecília
Uma mulher inteira
que falou do amor... da ausência... da vida.

Canção
Não te fies do tempo nem da eternidade,
que as nuvens me puxam pelos vestidos,
que os ventos me arrastam contra o meu desejo!
Apressa-te, amor, que amanhã eu morro,
que amanhã morro e não te vejo! Não demores tão longe, em lugar tão secreto,
nácar de silêncio que o mar comprime,
ó lábio, limite do instante absoluto!
Apressa-te, amor, que amanhã eu morro,
que amanhã morro e não te escuto! Aparece-me agora, que ainda reconheço
a anêmona aberta na tua face
e em redor dos muros o vento inimigo...apressa-te, amor, que amanhã eu morro,
que amanhã morro e não te digo...


Retrato
"Eu não tinha esse rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo
eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas
eu não tinha este coração que nem se mostra
eu não dei por esta mudança tão simples, tão certa, tão fácil
em que espelho ficou perdida minha face?"

Cecília
Uma mulher inteira
que falou do amor... da ausência... da vida... e retratou em poema uma parte da nossa história – uma parte de dor, de medo, de angústia e, sobretudo, de coragem.
Quando alguém me pergunta de Cecília Meireles, me acode à mente O Romanceiro da Inconfidência – uma coleção de romances que falam muito além do amor.

Dorme, meu menino, dorme,
- que Deus te ensine a lição
dos que sofrerem neste mundo
violência e perseguição
Morreu Felipe dos Santos;
outros, porém, nascerão. (Romance V)

Em baixo e em cima da terra
o ouro um dia vai secar.
Toda vez que um justo grita,
um carrasco o vem calar.
Quem sabe não presta, fica vivo,
quem é bom, mandam matar. (Romance V)


***
Fico eu imaginando se a filha de Cecília (a atriz Maria Fernanda) tem a mesma voz e os mesmos trejeitos da mãe...

ÂPIDEITE!

Photobucket - Video and Image Hosting

Foi a única imagem que consegui (aqui) da filha de Cecília


***
Este post faz parte da blogagem coletiva que o Lino me convidou!

Nenhum comentário: