14 novembro, 2006

DA SÉRIE PC 100MEDO

Vamos combinar, computador é ótimo, ter acesso em banda larga é ótimo, blogar é uma maravilha que só quem pratica sabe, mas é uma mérd ter um vírus no PCzinho!
Eu, depois de 16 anos de vida em comum com PCzinho, já sinto – não, pré-sinto -, quando algo começa a cheirar mal!
Já fiz todas as bobagens que se pode fazer e graças aos bits, aprendi muita coisa e continuo aprendendo.
Quarta-feira parei tudo e fiz bk da pasta de trabalho. São projetos, imagens, planilhas que perdidas me tomariam um tempo precioso. E muitas mensagens que precisam ser guardadas. Ok, eu sou relapsa e muitas vezes esqueço de salvar a dita cuja na pasta correspondente e aí, na hora do bk tenho que ir lá, naquele lugarzinho onde a caixa de entrada/saída/etc-e-tal guarda todos – TODOS – os e-mails. Depois que a gente aprende a manha, tudo são flores cor-de-rosa, ou quase.
Então.
Respirei aliviada e pensei – pensamento é imã, sabia?!-, se acontecer alguma coisa, tenho cópia de tudo.
Na 5ª, finalizando um projeto, precisava de uns cortes (desenhos) e pedi pro engenheiro do departamento de layout me enviar... Não posso garantir, mas a partir do momento que salvei os desenhos a coisa desandou. PCzinho ficou meio pálido, com crises de enjôo...
Rodei o antivírus, nada.
Spyware, nada.
Abri o Kaspersky (que o Marcus indicou) e ... PÁ!!!!
Lá estava o bichim grudado no registro. Como eu já perdi o medo de fazer mérd, abri o regedit e fui procurando... Bichim malvado, escondido.
Como o antivírus nem o spyware sentiram o cheiro do bichim, não tive dúvidas: removi o spyware e instalei outro. Rodei e bichim morreu!
E o ícone do spy é um chapéu de viking – coisa meiga!
E eu já era fã do Odin!
E o Kaspersky confirma que ta limpo!
Santa eficiência, Batman!
***
Eu recomendo:
Kaspersky é um antivírus que faz um scan on line no computador. Ele não elimina, apenas identifica qual vírus e onde ele está.
http://www.kaspersky.com/virusscanner
Clique na lupa, aceite o que for pedido e deixe rodar...
Eu, particularmente, não acredito no sujeito que bate no peito e diz “eu uso o Norton e nunca tive vírus no meu computador”.
Não é nunca teve, cara pálida! Você não sabe é procurar o bichim!


Nenhum comentário: