06 outubro, 2006

DA SÉRIE COLUNA ALHEIA

A SOCIEDADE AMIGOS DE PLUTÃO
Luciano Pires
Consternado recebi a informação de que a União Astronômica Internacional decidiu rebaixar Plutão da condição de planeta. Assim, o sistema solar passa a ter, não nove, mas oito planetas. Fiquei abalado. Desde garoto decorei: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. É tão bonito... Como é que vou recitar essa série para impressionar os netos que um dia terei, terminando em "uno" em vez de "ão"? Pois é...
E então recebo vários e-mails dando conta de que militantes do PT fundaram uma ONG chamada "Sociedade Amigos de Plutão", com o objetivo de combater a medida anunciada pelos astrônomos. A tal ONG teria gente viajando o mundo e 800 diretores que retirariam, cada um, 20 mil reais por mês. O governo Lula já teria destinado R$ 7,5 milhões à ONG. Que escândalo. Os e-mails que recebi eram raivosos. Traziam anexados artigos de jornais tratando do assunto. E até um filminho com o Senador Heráclito Fortes denunciando a tal ONG no plenário da Câmara. Que escândalo.Confesso que quando li a notícia pela primeira vez, fiquei cismado. Era um texto de Carlos Chagas, que denunciou a ONG em sua coluna na Tribuna da Imprensa. Que escândalo.
A história era absurda demais e deixei pra lá. Mas quando os e-mails tornaram-se aquela coisa viral da Internet, fui atrás, pedindo ajuda ao novo filósofo de nossos tempos: Mr. Google. E encontrei a retratação de Carlos Chagas, sobre o assunto da ONG plutônica:
"...Ao descrever suas atividades, obviamente fictícias, não resisti à tentação de apresentá-la como da mesma forma presidida por líder sindical, suposto amigo do presidente, claro que inexistente, por isso jamais fulanizado. A ONG teria sede na Esplanada dos Ministérios e seus diretores empreenderiam farta e luxuosa viagem ao redor do mundo, pregando a imprescindível reabilitação de Plutão. Simples metáfora, mas, reconheço, sem a caracterização explícita. Como no período eleitoral que agora se encerra andam exasperadas as emoções, houve quem supusesse naquela crônica uma agressão ao PT, às lideranças sindicais, ao presidente e à Esplanada dos Ministérios. Penitencio-me, para que não haja dúvidas. A ONG "Sociedade dos Amigos de Plutão" não existe. Pelo menos, ainda não foi criada".Faço então duas reflexões. A primeira diz respeito ao grau de credibilidade que nossos políticos têm hoje em dia. Por mais estapafúrdia que seja a notícia, sempre sobra aquela dúvida: será? Ninguém mais duvida do que um político possa fazer. Não existe mais o respeito, aquela coisa do "ah, mas o fulano nunca faria uma coisa dessas".
No Brasil, em se tratando de política, vale tudo! Todos são suspeitos até prova em contrário. Estão colhendo o que plantaram... E daí? Daí que você já freqüentou um ambiente dominado pela desconfiança? Pois é... É num ambiente assim que estão sendo decididas as leis que orientam nossa vida.
A outra reflexão é: deu no jornal? O jornalista escreveu? Então é verdade. É um absurdo? É. Mas deu no jornal! Então é verdade. Pior: deu no blog que disse que deu no jornal. Deve ser verdade. Tem que ser verdade... E lá vamos nós... Uns 6 ou 7 anos atrás o Diário Oficial publicou que o governo estava contratando Pelé para dar aulas de futebol. E Elba Ramalho para um show. O cachê deles era da ordem de 800 mil reais... Oitocentos mil! Isso é estapafúrdio. Um escândalo. Lembro-me de Luiza Erundina fazendo um discurso na Câmara pedindo o impeachment do presidente por conta do que foi publicado no Diário Oficial. Quando foram investigar, descobriram que tudo não passava de uma brincadeirinha, um trote que uma jornalista pregou em alguém e que acabou sendo publicado... E virou verdade!
Portanto, cuidado. Muito cuidado. Com os jornais e revistas que você lê. Os programas que você assiste ou ouve. Os blogs que você acessa. Todos estão descrevendo a realidade da forma que lhes interessa. Alguns, ou melhor, muitos, com mentiras... É preciso procurar fontes que representem os vários lados de cada questão. E usar Mr. Google para checar as informações que vêm por e-mail. Para checar, entendeu? Mr. Google pode ser um perigo...
Citando de forma livre Wilhelm Reich: "Quem é você? Você mesmo? Ou o jornal que você lê? Ou a opinião de seu vizinho perverso?".Você faz as escolhas. Você decide em quem acreditar. Você decide de que lado vai ficar. Então o mínimo que tem de fazer é verificar a procedência das informações que recebe. Ou é capaz de acabar fazendo contribuições para a Sociedade Amigos de Plutão...
***
Recebi o tal e-mail e fiquei pensando que era muito, de mais, até mesmo para o PT! E era mesmo!
Fazer graça e ironia usando a escrita é complicado!
Lembro que tempos atrás a Lúcia-Frankamente falou que deveríamos usar um parêntesis no início da frase, dando conta do tom, do sentimento que a frase era dita.
Nem todos entendem a ironia, a brincadeira e acreditam piamente no que está escrito.
Complicado isto!
Aliás, alguém aí sabe me dizer por tem que ser "acreditar piamente"?!
Bom dia querentes!
Sexta nublada...
quente como o portão lateral dozinfernos!
E atenção ao alerta do Cepagri
sobre os indíces de raios ultravioletas...
a chapa vai esquentar!
Filtro solar, moçada!

Nenhum comentário: