01 junho, 2005

E COMEÇA JUNHO!

São João, Santo Antônio e São Pedro.

Dos 3, acredito que Santo Antônio seja o mais comemorado, por motivos vários...!
Eu, particularmente, gosto muito do Antônio (sim, já sou intima, depois de tantas conversas ao pé do Santo!). Primeiro porque é aniversário da minha mãe (pra mim aniversário é só o dia que se nasce, não gosto do "aniversário de morte") e segundo, porque o dia é o 13! Temos uma trindade de 13: minha mãe, eu e meu pai!

Há vários anos vou à igreja no dia do Antônio! Sempre gostei das tradições e o pão de Santo Antônio é uma das minhas preferidas! Faço a novena da moeda sempre que lembro! Só não faço aquela que se tira o Menino Jesus do colo do Antônio, dizendo que só devolve quando ele atender o pedido. Chantagem não vale!
Certa vez uma senhora me disse uma coisa que nunca esqueci: é preciso saber rezar! Certas coisas não podem ser mudadas de acordo com a sua vontade - é o destino que se impõe e nesta hora é preciso rezar a Deus, pedindo força e coragem!
Como se pode ver, minha relação com os santos é bastante, digamos, eclética!

E temos também São João! Dos cabelos encaracolados...!
Image hosted by Photobucket.com
A festa de São João era o acontecimento mais esperado na minha infância. Nossos vizinhos, tia Lica e tio Inacinho, faziam uma festa com tudo a que se tinha direito: fogueira, rojão,busca-pé (a alegria da criançada!), pé de moleque, doce de batata roxa (minha paixão!), milho assado na fogueira... e o estandarte! A linda bandeira no alto do mastro, que ficava espetado lá na horta, perto do pé de laranja de fazer doce!
Da janela da sala da minha casa dava pra ver o João e o cordeirinho, balançando lá em cima...
Mas o mais gostoso era sentir o cheiro do amendoim torrado, uma semana antes da festa e ouvir minha mãe dizer: tio Inacinho vai começar a fazer os doces! Eu e a Helenice (neta do tio Inacinho) gostávamos de ver o tacho de cobre, borbulhando no fogão de lenha e o tio Inacinho mexendo, mexendo... pra não grudar!
Embora não haja intimidade, posso dizer que gosto muito de São João!
E um outro fato marcante da minha infância e da noite de São João: o primeiro eclipse total da lua que eu vi!
Nunca me esqueci! Um frio de rachar coquinho, um céu estreladíssimo e a lua sumindo, sumindo... e uma mulher gritando: meu Deus, é o fim do mundo, enquanto eu pensava, coitada da lua, sumiu!
A noite era de 24/06/64... 41 anos se passaram...
Tudo isso?! Já?!
Meus sais, por favor!
Luci postando 100querer
Ooops!
Esqueci de um santo!
São Pedro... continua sendo aquele que faz um barulhão quando chove, arrastando o guarda-roupa - era o que minha mãe dizia do trovão quando eu era pequena!

Nenhum comentário: