12 março, 2005

COPY & PASTE

Chupinhado diretamente da fonte: Blog da Fulana!
Realmente, minha amiga Fulana, é preciso mudar o rumo dos acontecimentos através do amor, agora, com nossos filhos, para que eles mudem o mundo!
Se filho viesse com manual não teríamos tanta gente desnorteada por ai!
Bjos, M!

Amor-Exigente

O que é Amor-Exigente?

É uma proposta de educação destinada a pais e orientadores, como forma de prevenir e solucionar problemas com seus filhos. Este programa é baseado no método americano Tughlove que foi adapatado à nossa realidade. O Amor-Exigente encoraja a pessoa a agir, em vez de só falar; constrói a cooperação familiar e comunitária; desencoraja a agressividade e a violência. O Amor-Exigente é baseado em grupos de apoio, onde os pais se ajudam a examinar, cuidadosamente, os diferentes aspectos de sua vida e a se orientar mutuamente.
Por que Amor-Exigente?
Independente de idade, sexo, raça, situação econômica, religião, o desajuste e a inadequação dos jovens na nossa sociedade tornam-se uma realidade crescente. Antigamente os pais pensavam que bastava cuidar bem dos filhos, amando-os e lhes dando tudo do melhor e tudo daria certo. Mas não é bem assim. É preciso estar bem informados, principalmente sobre drogas e sobre o perigo que elas representam. Muitos pais se sentem envergonhados e cheios de culpa. É realmente muito dificil reagir nessas ocasiões, mas o Amor-Exigente propõe a participação de grupos de pais com os mesmos problemas onde a experiência de outro pai pode ser uma luz na sua vida. Vamor refletir, questionar, tomar posição!

Os doze principios do Amor-Exigente
1° principio - Raízes culturais

Os pricípios de integridade, de moral e de ética são imutáveis. O repeito, a compreensão e o amor devem nortear nosso relacionamento com o mundo. Portanto, dentro disso, quais os valores a preservar ou resgatar no núcleo familiar?

2° principio - Os pais também são gente
Os pais são humanos, são apenas pais. Não são super-heróis nem se tornam perfeitos ao se tornarem pais. Comtinuam a ser filhos, errando e aprendendo pela vida afora

3° principio - Os recursos são limitados
É preciso aprender a dizer NÃO aos filhos. Os pais não são fontes ilimitadas tanto física, emocional e economicamente. Educar os filhos é tirar de dentro deles o melhor que tem a oferecer. É fazê-los entender deveres e responsabilidades.

4° principio - Pais e filhos não são iguais
Pais que acreditam que precisam, antes de tudo, ser amigos de seus filhos e que, como amigos, se tratam de igual para igual, terão problemas. Pais devem se comportar como pais para que os filhos se comportem como filhos.

5° principio - Culpa
A culpa torna as pessoas indefesa ou sem ação. Culpar outras pessoas (marido, espôsa, namorada do filho, namorado da filha etc) ou culpar a si próprio não ajuda em nada a resolver o seu problema.
6° principio - Comportamento
Os pais precisam manter o equilíbrio para conduzir a familia no rumo certo.

7° principio - Tomada de atitude
Os pais devem assumir posições claras e definidas e ser firme e perseverante. Nunca se acomode!

8° principio - A crise
Os pais devem estar alerta e serem capazes de amar seus filhos de modo a fazer por eles o que precisa ser feito, sem pena deles ou de si próprios.

9° principio - Grupo de apoio
Unidos com uma comunidade, os pais poderão encontrar novos caminhos. "Qualquer um pode matar uma vespa, mas ninguém põe a mão num vespeiro".

10° principio - Cooperação
Dentro do núcleo familiar, os filhos devem ser educados para a responsabilidade e a cooperação para que na sociedade se tornem membros socialmente responsáveis e valorizados.

11° principio - Exigência
A postura dos pais dentro do Amor-Exigente deve ser: Nós o amamos, mas não aceitamos o que está fazendo.

12° principio - Amor
Amar os filhos não é fazer tudo por eles, dar-lhes tudo o que é possível. Amá-los é essencialmente exigir que eles façam o melhor que podem para si próprios e para os outros, pois só assim eles se sentirão plenos, realizados, felizes.

Se você quiser conhecer mais sobre o Amor-Exigente, leia o livro "O que é Amor-Exigente" de Mara Silvia Carvalho de Menezes - Ed. Loyola e visite o site www.amorexigente.org.br

Nenhum comentário: